Por Giselle Araujo 1602 A
A baixa umidade do ar, agravada por queimadas e altas temperaturas, resseca as mucosas nasais, causando sintomas como ardência, dor ao respirar e sangramento (epistaxe). Esta condição aumenta a suscetibilidade a alergias, sinusites e crises de asma.
Alguns cuidados podem ajudar a aliviar os sintomas e evitar o agravamento do quadro:
Beba bastante água: A quantidade ideal varia de 30 a 50ml por Kg de peso corporal. Idosos e crianças precisam de atenção especial: os idosos por sentirem menos sede e as crianças por desidratarem mais rapidamente.
Utilizar umidificadores de ar: equipamentos umidificadores de ar ou coloque uma vasilha grande com água nos ambientes de permanência prolongada, como quartos.
Lavagem nasal: realizar várias vezes ao dia para eliminar partículas retidas no nariz devido ao ressecamento da mucosa.
Hidratação nasal: aplicação de soro fisiológico líquido, spray ou em forma de gel. O gel adere à mucosa nasal por mais tempo, proporcionando hidratação prolongada e uma sensação maior de conforto.
Uso correto de medicamentos: ao utilizar aplicadores nasais, após a inserção, direcione o dispositivo para a parte externa da narina (entre 30 e 45 graus), evitando o septo nasal. Isso garante que o medicamento atinja o local
correto.
Atenção aos efeitos colaterais: alguns medicamentos como anti-hipertensivos, diuréticos e antidepressivos, podem causar ressecamento das mucosas. Consulte seu médico para avaliar a necessidade de ajuste da dose.
A prevenção é o melhor remédio. Cuide da sua saúde com hábitos simples e consulte seu médico regularmente.